Postagens

Mostrando postagens de março, 2024

Crítica Estruturada - composição Luz e Sombra

Imagem
  Crítica à composição da colega Nathaly Malheiros      O alinhamento das imagens e a correspondência de tamanhos das duas fotos nas extremidades torna a composição agradável ao olhar. Além disso, o uso da luz artificial em diferentes ângulos, formando diferentes sombras, torna a composição interessante. Porém, a maneira como o objeto e sua sombra foram enquadrados em cada foto e a presença de cores traz informações demais para serem digeridas. Fora isso, alguns detalhes, como o do canto superior direito na primeira imagem ou o do canto superior esquerdo na terceira imagem, causam certo desfonforto por quebrarem a continuidade.      Em geral, as diferentes luzes e sombras foram bem trabalhadas.

Objeto de Papel II

Imagem
 

Atividade em aula - objeto de papel

Imagem
 

Dinâmica de aula - Árvores

Imagem
 

Crítica estruturada

Imagem
  Crítica do desenho da colega Sofia Stacanelli ( https://sofiacamporioni.blogspot.com/2024/03/desenhos-da-escola-de-arquitetura.html )     Os traços fortes e bem definidos trazem uma clareza pro desenho que, na parte frontal, está rico em detalhes da estrutura do prédio. O uso de diferentes texturas e sombras feitas pelo lápis permite também uma maior compreensão dos elementos. Assim, pode-se considerar fiel a representação da Escola de Arquitetura. Porém, o posicionamento do desenho na folha gera um vazio no canto direito. Além disso, alguns dos traços na lateral esquerda inferior do prédio não estão adequados ao ponto de fuga, apesar do bom uso de perspectiva na lateral esquerda superior.

Experiência mediata e imediata - Praça da Liberdade

      Comparando as imagens do Street View ao longo dos anos, é possível notar a diferença e os impactos da ação do tempo, do clima e do homem. Notamos o crescimento da vegetação, por exemplo, mudança que resulta em um ambiente mais agradável e mais harmonioso visualmente.      A experiência de uma visita virtual, porém, não pode ser comparada à experiência real e tudo que a acompanha. Cheiros, sensações e sons fazem parte da percepção de um ambiente e a combinação desses elementos com o visual resultam em uma impressão mais fiel do que aquela adquirida virtualmente, onde tudo está estático. Além disso, a presença de outras pessoas, realizando atividades diversas, contribui para a caracterização da localidade.

Parágrafo dialógico do texto Animação Cultural

      Os objetos foram inventados, produzidos e contruídos pelos humanos com o intuito de serví-los. Eles surgiram a partir da interação entre os fenômenos animados e inanimados. Apesar da repressão realizada pelos humanos sobre os objetos, estes representam a síntese entre a ação humana sobre o mundo e a ação do mundo sobre os homens. Mesmo com a constante tentativa do homem em controlar os objetos, com o passar do tempo, estes escapam do controle da humanidade e passam a controlá-la ao invés. Isso é perceptível em nossa realidade e a partir da análise da situação apresentada no documentário "Dilema das Redes". Nele, é retratado como o homem se torna uma espécie de escravo de sua próp ria criação: a internet e o algoritimo. Apesar da enorme contribuição dessa intervenção para o desenvolvimento da humanidade, devido à falsa sensação de controle, essa inversão de papéis representa o início de uma nova era, com uma nova relação entre humanos e objetos.

Desenhos Praça da Liberdade

Imagem
 

Desenhos EAD

Imagem
 

Sobre mim

Imagem
      Oi! Meu nome é Tarsila Monici e sou da cidade de Campinas, em São Paulo. Quando eu era pequena, por volta dos meus oito anos, minha mãe fez um curso de decoração. Na época, ela tinha em casa inúmeras revistas de interiores (Casa Claudia) e meu interesse surgiu aí. Apesar do interesse, passei grande parte da minha vida escolar querendo cursos de outras áreas e cogitei muitos outros cursos (a maioria de biológicas kk) antes de decidir pela Arquiteura. Fazendo pesquisas e relembrando meu interesse pela decoração, percebi que Arquitetura era a melhor escolha.     Para mim, é através da Arquitetura que, para além de decorar e deixar ambientes bonitos, é possível a criação e a tranformação de espaços, pensando nos indivíduos que o ocupam, assim melhorando a qualidade de vida de todos.